*Por Eduardo Ferraz
Todos os anos, pesquisas apontam o aumento da insatisfação das pessoas
com a vida profissional. Recentemente, um estudo do Instituto de
Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) revelou que, de cada dez
profissionais consultados, sete dizem estar insatisfeitos com a carreira
ou o emprego e gostariam de trocar de função ou empresa.
Na
prática, a produtividade e a satisfação profissional têm forte relação
com a adequação do perfil de cada um ao cargo que ocupa e com a sua
motivação. Para ser bem-sucedido, você deve priorizar um trabalho que dê
condições de satisfazer suas motivações não apenas no curto, mas no
médio e longo prazos. As empresas oferecem quatro grandes fatores
motivacionais: dinheiro, segurança, aprendizado e reconhecimento.
Cada indivíduo tem necessidades em diferentes intensidades. Alguns
desejam ganhar mais dinheiro, outros preferem um trabalho que
proporcione segurança, com uma carreira mais estável. Outros julgam o
aprendizado como fator mais importante e há aqueles que veem o
reconhecimento como condição mais importante.
Portanto, é fundamental identificar a fórmula que o novo emprego
oferece. Isso vale também para quem está planejando a carreira em
empresa pública. Altos salários e estabilidade têm sido os grandes
atrativos que justificam o aumento da procura pelos concursos. O
problema com todo esse entusiasmo pela carreira pública é idealizá-la
como perfeita, pois algumas pessoas acham que passar em um concurso
será a realização de seus sonhos.
Por isso, antes mesmo de se inscrever em um longo e difícil processo
seletivo, analise se o serviço público é compatível com a sua
personalidade e suas motivações. A estabilidade que a princípio parece
muito atraente, faz com que a rotina do servidor sofra raras
alterações, é mais difícil mudar de função, a progressão é lenta, e a
burocracia, pensada como forma de dificultar a corrupção, é uma
característica marcante do serviço público.
Se com todas essas dificuldades, você ainda se sente motivado pela
segurança e uma carreira que durará toda sua vida profissional, vá em
frente. Estude bastante e boa sorte.
* Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e
autor do recém-lançado Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa, pela
Editora Gente.
Via Blog dos Concursos
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