quinta-feira, 21 de maio de 2015

Os 3 P’s do concurseiro: Planejamento, Preparação e P…


trabalhar-duroA partir do momento em que decide prestar um concurso, o candidato começa a se deparar com os 3 P’s dos concurseiros.

O primeiro deles é o PLANEJAMENTO, afinal de contas é preciso começar de algum lugar. Geralmente o planejamento tem início com a leitura de notícias sobre o concurso e também do edital (ao menos deveria ser assim). Na sequência vem a definição dos materiais e métodos de estudo que serão utilizados e assim por diante.

O segundo “P” diz respeito à PREPARAÇÃO propriamente dita. São as horas dedicadas à busca do conhecimento. Aí estão incluídas as aulas, a prática de exercícios, leituras e tudo mais.

Porém, nem tudo é PERFEITO (não, este não é o terceiro “P”!). Há uma força oculta, sombria, que aparece do nada, com mais ou menos frequência para cada concurseiro. A ela damos o nome de PREGUIÇA! Isso mesmo, a preguiça costuma ser um peso na vida da maioria dos estudantes, impedindo-os de progredir e de manter um ritmo adequado de estudos.

Saiba que até a preguiça tem solução! Confira algumas dicas:
  • Durma bem! Uma boa noite de sono é fundamental para garantir a energia e disposição durante o dia.
  • Pratique exercícios! Não precisa se desgastar tanto, 30 minutos por dia movimentando o corpo já ajuda. Caminhe, dance, suba escadas, passeie com o cachorro!
  • Inclua ao menos 1 hora de lazer e descanso em sua agenda diária. Saber que você terá um tempo para descansar e fazer o que gosta no dia aliviará a pressão das demais tarefas programadas e o seu rendimento no estudo irá melhorar.
  • Evite comer em excesso. A sensação de estômago cheio só provocará ainda mais preguiça.
  • Estude preferencialmente sentado. O ideal é que o lugar de estudo seja tranquilo e tenha uma boa iluminação. Nada de cama, sofá e conforto, pois isso é um convite para o relaxamento e aí adeus concentração!
Lembre-se que você não precisa ser uma máquina de estudos. Não se culpe por momentos (necessários) de descanso. Cuidar do corpo é também cuidar da mente. Conheça os seus limites e, se for o caso, supere-os aos poucos.

Fonte: Aprova Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário