Muitas pessoas, antes mesmo de iniciar a preparação para um concurso, acreditam que são incapazes ou que não são inteligentes o suficiente para conseguir passar. Em outros casos, esse sentimento negativo surge no decorrer dos estudos, quando o candidato começa a se deparar com as dificuldades da preparação.
Na maior parte das vezes, porém, este sentimento de incapacidade é exagerado ou irreal. Portanto, que tal refletir com mais clareza sobre quais são as suas chances de conquistar uma vaga no concurso e o que será preciso para isso acontecer?
- Primeiro, avalie criteriosamente todos os tópicos de cada uma das disciplinas cobradas no conteúdo programático.
- Depois, separe os conteúdos que você tem mais ou menos conhecimento/domínio. Obviamente, os conteúdos que você menos domina, assim como os que tiverem maior peso na prova, devem ter um número maior de horas de estudo.
- Estime a quantidade de horas e dias que deverão ser dedicados ao estudo para que seja possível ver tudo o que é pedido no edital. Lembre-se de incluir nesta estimativa as horas necessárias para revisões e práticas de exercício.
- Em seguida, verifique a quantidade de horas e os dias que você dedicará aos estudos. Seja realista, estabeleça uma quantidade de horas viável, que possa ser cumprida, e busque seguir à risca o que foi planejado.
- Avalie se você está realmente disposto a abrir mão de momentos de lazer, de navegar na internet, assistir TV, ou mesmo de alguns compromissos sociais e eventos. Seja honesto consigo mesmo!
- Verifique os recursos que você terá em mãos para estudar: cursos presenciais ou a distância, apostilas, livros, grupos de estudo, questões online. Enfim, lembre-se que a organização e o planejamento também demandam tempo, mas são imprescindíveis para uma boa preparação.
Este concurso não é para mim.Talvez a conclusão que você chegue seja de que, realmente, talvez você não possa se preparar adequadamente para fazer o concurso. A melhor alternativa, neste caso, é buscar outro concurso que você tenha mais afinidade ou que propicie mais tempo para estudar.
Eu não terei condições de me preparar o suficiente para esta prova.Se, após analisar o conteúdo cobrado, você perceber que não terá tempo hábil para a preparação, a sugestão é que você não deixe de estudar. Inscreva-se no concurso e o encare como um teste. Certamente você pode conseguir a aprovação no próximo concurso se continuar focado nos estudos.
Tenho dificuldades com as matérias cobradas no concurso.Quando nos deparamos com alguma dificuldade em um determinado assunto, a tendência é perder a motivação para estudar. No entanto, antes de desistir de uma matéria procure esgotar as possibilidades de aprendê-la. Isso se chama superação! Busque outros professores, consulte os colegas, pesquise em livros e na internet, participe de fóruns. É bem provável que você encontre uma explicação que colabore com o seu entendimento sobre o assunto. Se isso não acontecer, foque nas demais matérias cobradas e lembre-se que nenhum candidato é expert em tudo!
Tenho problemas para me concentrar e assimilar as informações.Saiba que você não está sozinho! A maioria das pessoas tem grandes dificuldades para se concentrar e aprender. Mas, assim como há várias razões que contribuem para a falta de concentração e problemas de aprendizagem, também há diversas técnicas efetivas que você pode utilizar para facilitar o estudo. No programa Aprova Informa você confere diversas dicas sobre este assunto: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/aprova-informa-2/
Não terei tempo para estudar tudo o que é cobrado no edital.Neste caso, antes de pensar em desistir do concurso, avalie o quanto você poderá se dedicar para estudar ao menos os conteúdos com maior peso na prova e aqueles que você tem menos domínio. Dedique um tempo maior à resolução de questões. Faça simulados e avalie o seu desempenho. Foque o estudo nas questões que você tiver mais dificuldade. Lembre-se que o estudo nunca é perdido. Se não conquistar a aprovação neste concurso, você pode aproveitar o conhecimento adquirido em outro.
Tenho tudo o que preciso para obter um bom resultado no concurso. Basta que eu me dedique.Se você chegou a esta conclusão, ótimo! Apenas lembre-se que o excesso de confiança pode fazer com que você acabe relaxando nos estudos. Faça um planejamento e siga focado até o dia da prova.
Fonte: Aprova Concursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário