sábado, 9 de maio de 2015

UFERSA - Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - PPGATS








Cabeçalho_PPGATS

Apresentação


O Curso de Mestrado Ambiente, Tecnologia e Sociedade é de natureza interdisciplinar e centrará seus esforços na pesquisa de tecnologias alternativas para o aproveitamento e preservação dos recursos naturais do semi-árido, bem como, no estudo das relações técnico-político-sociais e os impactos destas na sustentabilidade econômica, social e ambiental da região.

O eixo que articula as duas linhas de pesquisa é o desenvolvimento, ou seja, a interação entre os aspectos tecnológicos e sociais deve ser capaz de produzir melhores condições de vida em uma concepção complexa de forma que todo o tecido social adquira melhores de condições de se autoproduzir de forma ética.

Entende-se que o desenvolvimento visa à dinamização socioeconômica e a melhoria da qualidade de vida de sua população, para tanto é fundamental que contemple duas dimensões: a tangível (material), que tem nos aspectos econômicos e tecnológicos sua expressão melhor percebida, e a intangível (imaterial) que se refere à capacidade coletiva para realizar ações de interesse social.
No contexto dessas interações pretende-se capacitar profissionais através da formação científica, para que se tornem aptos a analisar de forma sistêmica, pesquisar e produzir conhecimentos, considerando e promovendo a integração das diversas áreas do conhecimento, com enfoque no desenvolvimento regional.

 

Área de concentração




Estratégias Sustentáveis de Desenvolvimento do Semi-Árido: Congrega estudos referentes ao desenvolvimento sustentável da região semi-árida brasileira, no que diz respeito ao conhecimento e gestão dos recursos naturais, à inovação tecnológica e ao monitoramento dos fatores econômicos, educacionais e sócio-culturais daquela ambiência.

Linhas de pesquisa



- Tecnologias Sustentáveis e Recursos Naturais do Semi-Árido
Abrange estudos relativos ao conhecimento, monitoramento e manejo dos recursos naturais disponíveis no semi-árido, à melhoria de tecnologias existentes e ao desenvolvimento de tecnologias alternativas aplicáveis naquela ambiência, visando práticas e políticas de desenvolvimento sustentável tomando como referência as dimensões sociais,culturais,econômicas e tecnológicas de forma simbiótica.

Temas de estudo:
. Energias alternativas
. Processos de despoluição
. Aproveitamento de produtos naturais do semi-árido
. Tecnologias alternativas de produção
. Estudos de impacto ambiental
. Planos diretores municipais
. Impactos das tecnologias alternativas nas organizações e comunidades

- Desenvolvimento e Sustentabilidade de Organizações e Comunidades no Semi-Árido
Aglutina estudos acerca da análise dos processos sociais existentes na região semi-árida (educação, saúde, etnia, expressões culturais, gestão e inclusão social), visando compreender sua relação com fatores que contribuem ou não para o desenvolvimento sustentável de organizações e comunidades.

Temas de estudo:
. Impactos das tecnologias sustentáveis nas organizações e comunidade
. Desenvolvimento rural
. Economia regional
. Movimentos sociais
. Processos coletivos
. Educação ambiental
. Sustentabilidade sócio-econômica
. Organizações e sustentabilidade
. Inclusão social e tecnologia
. Estado e políticas públicas
. Saúde Pública

CONTATOS DA COORDENAÇÃO DO CURSO:
 
ppgats@ufersa.edu.br      (84) 3317-8306
 
 
Fonte: Portal Ufersa

Nenhum comentário:

Postar um comentário