quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Doutorado Interinstitucional em Agronomia é aprovado


A Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes) aprovou o projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) com o Campus Areia da UFPB. O Dinter em Agronomia da Universidade Federal da Paraíba deve aumentar o número de doutores do IFPB na área.  
O coordenador responsável pelo Dinter será o professor Frank Wagner Alves de Carvalho e as atividades serão realizadas no Campus Sousa com previsão de início em março de 2016. A Capes, através do Edital nº 023/2014, vai financiar o projeto.
O processo de elaboração do projeto começou em 2013, na gestão do professor Francisco Cicupira, na direção geral do Campus Sousa, com a formação de uma comissão composta de servidores de lá. A própria Capes suspendeu o processo de submissão de propostas para adequação de normas operacionais.

Em 2014, o IFPB Campus Sousa participou de novo Edital lançado pela Capes e encaminhou projeto conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Campus Areia da UFPB, coordenado atualmente pela professora Luciana Cordeiro. Atualmente, o Doutorado em Agronomia da UFPB tem conceito 5.

O professor Frank Wagner enfatiza que o atual diretor-geral do Campus Sousa do IFPB, professor Eliezer Siqueira, e a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Francilda Inácio, tem dado integral apoio a implantação do convênio, “que será de fundamental importância para o aperfeiçoamento da qualificação do corpo docente da Instituição”.
De acordo com o diretor de Pós-Graduação do IFPB, Danilo Regis, nessa primeira turma, são 12 vagas para docentes do Campus Sousa do IFPB. Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFPB, que tem cinco linhas de pesquisa, acesse http://www.ppgacca.com.br/
O Programa de Dinter foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de proporcionar formação em nível de doutorado aos docentes das instituições federais de ensino, de maneira especial aos profissionais dos Institutos.

Fonte: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB com dados da PRPIPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário