quinta-feira, 1 de outubro de 2015

III Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (SEADIS)



A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) por meio da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), demais instituições governamentais, não governamentais, da sociedade civil e dos movimentos sociais, anunciam o evento científico III Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (SEADIS) e o III Fórum de Acessibilidade, a ser realizado em Mossoró-RN, no período de 17 a 19 de novembro de 2015.
O SEADIS e o Fórum de Acessibilidade foram instituídos em 2013, e, desde então, foram realizadas duas edições, a primeira em 2013 e a segunda em 2014. Em maio de 2015, os representantes e parceiros reuniram-se em prol da construção e realização da terceira edição para dar andamento à agenda de diálogo constituída ao longo desses três anos.
Tendo como tema EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO: sujeitos, saberes e práticas, o evento pretende ser um momento especial para possibilitar a ampliação de conhecimentos, promoção de diálogos, debates, reflexões e socialização de experiências, bem como uma ferramenta de apresentação de propostas e resultados de ensino, pesquisa e extensão.
EIXOS TEMÁTICOS
  • I inclusão, cidadania e políticas públicas;
  • II educação especial, acessibilidade e tecnologias;
  • III diversidade, educação étnico-racial e indígena;
  • IV identidades de gênero e diversidade sexual;
  • V educação popular, movimentos sociais e educação do campo;
  • VI estudos surdos, políticas educacionais para surdos e formação e atuação do tradutor/ intérprete da Língua; Brasileira de Sinais em espaços escolares não escolares;
  • VII espaço, sociedade e práticas inclusivas acessíveis.

O evento é aberto e a participação de todos(as) é muito importante para contribuir com esse esforço dialógico de (re)pensar a universidade acessível, tendo como foco nas políticas públicas, educação e cidadania, na perspectiva da diversidade e a inclusão social, com os gestores/as, pesquisadores/as, professores/as, estudantes e técnicos/as da educação básica, educação superior, tecnológica e profissional da rede pública, privada, bem como os movimentos sociais, familiares, e demais profissionais interessados. Enfim, todos/as os/as representantes das instituições envolvidas, equipe e instituições e órgãos parceiros nas ações.
Espera-se a promoção de debate sobre questões indispensáveis para garantir uma universidade mais acessível, com a implementação das políticas institucionais e medidas necessárias para as condições de acessibilidade física, pedagógica, nas comunicações e informações, nos diversos ambientes, instalações, equipamentos e materiais didáticos, para uma cultura do respeito.
O evento, constituído por conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos em grupos de discussão, minicursos e apresentações culturais, é aberto para todas as pessoas.
Fonte: Portal UFERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário