segunda-feira, 27 de junho de 2016

Como estudar Raciocínio Lógico para concursos

Resultado de imagem para raciocinio logico

Aritmética, álgebra, geometria, estruturas lógicas, frações, proporções, problemas etc. Em editais de concursos públicos o tema Raciocínio lógico pode englobar uma quantidade grande e imponente de assuntos. Isso assusta muitas vezes. O que fazer na hora de estudar?
Identifique o que é pedido no concurso
Antes de começar a estudar, leia o edital! Veja que assuntos serão cobrados e faça uma lista daqueles que você ainda não domina. A matemática é uma ciência que engloba uma quantidade muito grande de assuntos. Ela é ainda mais ampla que o que é pedido no edital do concurso. É importante identificar que fração da matemática precisa ser compreendida para a prova.
Aprenda a priorizar assuntos mais importantes
Todos os temas dentro da área de Raciocínio Lógico podem ser bem interessantes e até divertidos de se estudar. Seria muito bom aprender tudo para acertar todas as questões dessa área. Mas, infelizmente, você tem um tempo finito para se preparar para a prova. Dependendo da antecedência com a qual você começar a estudar é possível que você não tenha tempo para aprender totalmente todos os assuntos. Nesse caso o que fazer?
Sendo necessário escolher entre saber superficialmente todos os assuntos ou saber bem alguns tópicos opte pela segunda opção. Um conhecimento superficial em geral não é suficiente para chegar na resposta certa. Como as questões são de múltipla escolha o seu raciocínio inicial não é levado em conta, então é muito importante conseguir resolver corretamente todo o exercício.
Que assuntos escolher? Olhe as provas antigas para ver quais os temas que usualmente são cobrados no concurso em questão. Comece por esses temas que possuem maior probabilidade derem usados nas provas.
Organize-se
Faça um plano de estudos com metas semanais ou quinzenais. Separar a sua tarefa em metas menores tornará mais fácil avaliar o seu progresso.
Pratique
Essa é, provavelmente, a dica mais importante. Você já tentou aprender a tocar piano olhando um pianista? Lendo sobre teoria da música? Com a matemática o mesmo acontece. Ela é uma disciplina onde você só aprende fazendo.
Ler a teoria associada com cada um dos temas é um importante passo inicial, mas não deve ser o único passo. Para garantir que você vá conseguir colocar em prática a teoria você precisa resolver exercícios. Isso vai ajudar a lembrar e entender melhor a teoria.
Se possível resolva questões antigas do concurso buscado. As provas de concurso possuem um viés para o tipo de vaga aberto. É importante conhecer o contexto em que os problemas matemáticos podem aparecer.
Avalie o tempo de resolução
Em um concurso público não basta saber resolver um problema, é preciso ser rápido e resolvê-lo dentro do tempo da prova. Isso é algo que exige um certo treinamento. Faça simulados marcando o tempo de resolução dos exercícios. Isso certamente vai te deixar mais preparado tanto psicologicamente como intelectualmente para o concurso.
Não tenha medo do concurso
Qualquer que seja o seu nível de conhecimento matemático não se intimide com o concurso. Desde que você estude e pratique bastante você certamente conseguirá acertar diversas questões da área de raciocínio lógico.
Por Kellen Manoela, Via http://www.concursosnobrasil.com.br/

Questões comentadas - Prova de Agente de Pesquisa IBGE 2016

Questões comentadas de Geografia do IBGE
O conteúdo programático de Geografia que cairá na prova do concurso abrange desde as noções de orientação desde os aspectos físicos e meio ambiente do Brasil. Vamos conferir algumas questões:
1. Um avião de pequeno porte se desloca, em linha reta, do aeroporto internacional de Brasília, no Distrito Federal, em direção a Belém, capital do estado do Pará. Considerando a margem de diferença de menos de 1o de longitude entre essas duas cidades e os pontos cardeais, a aeronave se deslocou no sentido 
(A) Norte – Sul 
(B) Sudeste – Nordeste 
(C) Norte – Sudeste 
(D) Sul – Norte 
(E) Norte – Nordeste
Para responder esta questão, o estudante precisa orientar-se mentalmente com o mapa do Brasil para poder localizar Brasília e Belém. Como Brasília se encontra "no meio" do Brasil e Belém na região Norte, o sentido da aeronave foi do Sul em direção ao Norte, logo, alternativa D.
2. Com o avanço da urbanização do território brasileiro, nas áreas metropolitanas, surgiu um processo demográfico caracterizado pela migração diária de população trabalhadora entre municípios próximos, dependente, em grande medida, dos transportes coletivos e de massa. Esse movimento de população é denominado
(A) imigração 
(B) migração de retorno 
(C) transmigração 
(D) migração pendular 
(E) transumância
Primeiramente, vamos entender os conceitos. Imigração é a entrada de novas pessoas em solo estrangeiro, isto é, o movimento de saída para outro país. Migração de retorno é quando o imigrante volta ao seu país de origem; muitas vezes isso acontece quando acaba uma guerra civil, por exemplo, e os imigrantes voltam. Transmigração é uma mudança periódica de um lugar para o outro. Migração pendular é aquela em que pessoas se deslocam para trabalhar em outra cidade e retornam para sua casa no fim da tarde, por exemplo. E transumância é uma migração sazonal, em que pessoas migram para outras regiões devido às mudanças climáticas. Logo, o movimento de população retratado só pode ser a migração pendular, alternativa D.
3. Banhada por importantes rios e com abundância de ventos, a região Sul é um dos maiores polos de geração de energia do País. É lá que se encontra a maior usina hidrelétrica do planeta em geração por MW/hora, Itaipu Binacional, localizada em Foz do Iguaçu (PR), responsável pelo fornecimento de 17,3% da energia consumida no Brasil e 72,5% do consumo no Paraguai. A usina hidrelétrica mencionada no texto, localiza-se na bacia hidrográfica do rio
(A) Paraná 
(B) Uruguai 
(C) Paraguai 
(D) Tocantins
(E) Parnaíba
Como Itaipu localiza-se na região Sul e no estado do Paraná, a bacia hidrográfica é do Paraná. Esta questão deve ser respondida por meio de conhecimentos sobre o Brasil em geral, principalmente em ler as siglas dos estados e localizar onde fica cada estado. A alternativa A está correta.

Questões comentadas de Português do IBGE
O conteúdo programático desta matéria para a prova contempla questões abordam a interpretação de texto e outras que envolvem o uso da gramática normativa, como a crase, regência e concordância. Confira algumas destas questões a seguir, lembrando mais uma vez que as mesmas foram extraídas da prova anterior de Agente de Pesquisas e Mapeamento.
1. A palavra em destaque está grafada de acordo com a norma-padrão, EXCETO em:
(A) Os carros vêm poluindo as cidades a muito tempo. 
(B) Os ambientalistas procuram há décadas uma solução definitiva. 
(C) O desinteresse pelos automóveis passou a despertar a atenção dos estudiosos. 
(D) Nas cidades planejadas, as zonas residenciais devem ficar a dez km do centro comercial. 
(E) Em alguns países, há excesso de veículos nas ruas.
É utilizado o verbo haver no sentido do verbo existir e também fazendo referência ao tempo, indicando o passado. Logo, as opções B e E, estão corretas. O artigo ‘a’ é como complemento da oração, a fim de unir e trazer concordância na sentença, como acontece em C e D. A alternativa A está errada, uma vez que o artigo está sendo utilizado de forma errônea, já que diz respeito ao tempo, ao passado com a expressão “Muito tempo”. Então, deveria ser grifado como “há”.
2. No trecho do Texto III “Esse é o desejo dos jovens que também já mudaram e, agora, estão sonhando, mas de olhos bem abertos, para cuidar do mundo em que vivem.” (. 34-36), a palavra destacada introduz a ideia de:
(A) tempo 
(B) causa 
(C) modo 
(D) proporção 
(E) finalidade
Se os jovens estão mudando de olhos abertos é porque querem mudar o mundo em que vivem. O termo “para” indica finalidade, porque é o objetivo dos jovens. Logo, a alternativa correta é a E.
3. No trecho do Texto II “A opção pelo automóvel [...] levou à paralisia do trânsito” (. 2-5), o sinal indicativo da crase foi utilizado obrigatoriamente, de acordo com os preceitos da norma-padrão da Língua Portuguesa, assim como deve ser empregado em
(A) A Confederação Nacional da Indústria defende a criação de um fundo de desenvolvimento para as cidades resolverem os problemas do trânsito. 
(B) A maior parte da população, na atualidade, está disposta a usar meios de transporte que não poluam. 
(C) A perda de tempo no deslocamento entre o trabalho e a casa estimulou as empresas a adotarem alternativas para os empregados. 
(D) A motivação principal para a redução da perda de tempo nas empresas é a questão da mobilidade urbana. 
(E) A opção pelo trabalho tradicional das pequenas indústrias deve-se a mentalidade dos proprietários das empresas.
O sinal indicativo da crase não pode ser utilizado quando o termo seguinte for um verbo, logo as alternativas B e C não são corretas. E como verbo “defender”, na opção A, é um verbo transitivo direto, ele não “pede” a crase. Como já há uma preposição na alternativa D, “para”, não é um termo que sugere a crase. A opção E, o termo negritado, precisa da crase, porque o verbo dever é transitivo direto e indireto, que necessita de um complemento e da preposição, logo, a crase.

Fonte: Brasil Concursos 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Doutorado - ano letivo 2017



A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPB, no uso de suas atribuições, informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo com vistas à admissão no Curso de Doutorado em Economia - Ano letivo de 2017, conforme regulamento interno desse Programa.

CONSULTE TODOS OS DETALHES DO PROCESSO DE SELEÇÃO NO LINK ABAIXO:


Fonte: Portal UFPB

Veja lista com 10 dicas especiais para quem estuda a distância



Muitos concurseiros estão passando a optar pelo ensino a distância pelas suas vantagens, mas é necessário ter cuidado e disciplina. Veja aqui 10 cuidados para quem estuda pela internet:
 
1. Metodologia: A metodologia a distancia requer maior dedicação do candidato, no conteúdo online existem maiores chances de distrações e é preciso disciplina
.

2. Participação: Para o sucesso no ensino a distância é necessário que o candidato seja ativo; diferente do ensino presencial é necessário maior interação, pois você que irá medir o seu progresso.
 


3.Foco: Importante para conseguir o resultado que deseja. A  cada vez que o candidato se distrai, é tempo de estudo sendo desperdiçado, por isso compreenda o que quer e faça um plano de estudos para seguir.


 
 
4.Ambiente: O candidato precisa escolher um ambiente calmo e livre de barulhos externos. É importante também que o espaço tenha o menor número possível de coisas que possam vir a tirar a atenção.
 



5. Material: Separe os materiais que você irá precisar para estudar, deixar uma garrafa de água também é importante, pois não vai gerar a necessidade de ter que sair toda hora que sentir sede.
 

 

6. Horário: Não é interessante estudar o dia inteiro. O estudo deve ser de quatro horas diárias e o candidato deve escolher qual o horário que tem maior energia, pois não adianta estudar de manhã, sendo que está com sono. Faça o seu horário.
 

 
 


7. Disciplina:
 A vantagem de estudar online é poder fazer seu próprio horário e plano de estudos, mas é necessário disciplina, defina horários para começar e terminar o estudo, desligue a televisão, saia das redes sociais e diga aos seus familiares que está estudando.

 

8. Verificação de conhecimento: Estudar sozinho pode ser benéfico, mas é importante saber se o conteúdo realmente está sendo absorvido. Na internet é possível achar testes e provas antigas de concursos.
 


9. Prioridades: Você deve colocar em ordem as disciplinas possui maior dificuldade, mas não esqueça as básicas, pois elas podem fazer diferença (Aqui você pode ver como montar um plano de estudos).
 
 

10. Faça pausas: É importante que haja equilíbrio. Você deve manter o habito de pausar 10 minutos a cada 40 minutos de estudo, essas pausas constantes ajudam o cérebro a fixar melhor o conteúdo estudado.  

Fonte: Folha Dirigida

Searh/EGRN e Funcitern abrem processo seletivo para bolsas de pesquisa



A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em acordo de cooperação técnica com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Funcitern), abriu processo seletivo simplificado para o preenchimento de vagas relativas a Bolsas de Pesquisa. O edital foi publicado na edição de sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado, disponível em www.diariooficial.rn.gov.br.

As inscrições poderão ser feitas entre o dia 27 de junho e 01 de julho de 2016. As oportunidades são para profissionais graduados, cujos perfis se enquadrem nas exigências descritas no edital, das seguintes áreas: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Design, Direito, Informática, Pedagogia, Psicologia. Ao todo, serão 30 bolsas disponibilizadas para um período de 24 meses.

O Formulário de Inscrição (Ficha de Cadastro do Candidato a Bolsa de Pesquisa), disposto no Anexo 3 do edital, juntamente com os documentos exigidos deverão ser entregues, de 27 de junho a 01 de julho, das 08h às 16h, presencialmente na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal. A documentação deve ser entregue em envelope a ser lacrado após a conferência pelo recebedor com o título “INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO EDITAL Nº 01/2016”, devendo indicar a bolsa de pesquisa para a qual está concorrendo. Nenhum candidato poderá inscrever-se para mais de uma vaga.
Os documentos obrigatórios são:
  1. Curriculum Vitae, com toda a documentação comprobatória exigida para cada área, cópia e original para fins de conferência no protocolo de entrega;
  2. Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor/Regularidade Eleitoral, Certificado de Reservista (para o sexo masculino), diploma(s) ou certificado/declaração de conclusão de curso reconhecido pelo MEC;
  3. Declaração de que não possui vínculo empregatício de qualquer natureza, no ato da assinatura do termo de compromisso, e Declaração de que se dispõe a cumprir rigorosamente os termos contratuais, em caso de aprovação;
  4. Carta de Intenções. O objetivo desta carta de intenções é fornecer informações mais objetivas do(a) candidato(a), para que se possa avaliar a sua capacidade de expressão escrita e de síntese;
  5. A não entrega de qualquer um dos documentos obrigatórios no prazo determinado no edital implicará na eliminação automática do candidato.
A seleção acontecerá sob a responsabilidade da Comissão Julgadora do processo seletivo, representada pela Funcitern e Searh/EGRN, sendo desenvolvida em duas etapas distintas: avaliação curricular e entrevista presencial.
A classificação final será obtida pela média aritmética entre as pontuações obtidas nas duas etapas, não podendo ser inferior a cinco pontos. O resultado final será divulgado no dia 12 de julho. 

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do edital podem ser obtidos junto à Searh/EGRN, por meio do telefone (84) 3232-1699 e no e-mail escoladegoverno@rn.gov.br,  ou junto à Funcitern, através do telefone (84) 3316-9868 e no e-mail funcitern@gmail.com.

Acesse:

Fonte: Portal Escola de Governo RN

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Ufersa prepara novo concurso para técnicos-administrativos



A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe, está concluindo os preparativos para mais um concurso público para provimento de cargos técnicos de níveis fundamental, médio e superior.
De acordo com Keliane Cavalcante, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, ainda não se tem um número exato sobre a quantidade de vagas já que a Ufersa ainda vem pleiteando novos códigos em Brasília junto ao Ministério da Educação. No entanto, já existem algumas definições. Para cargos de nível superior, a Ufersa já confirmou que deve abrir concurso para Médico Veterinário, Psicólogo e Técnico em Assuntos Educacionais – voltado para quem é formado em Pedagogia ou em alguma licenciatura. Outras vagas de nível superior ainda estão sendo definidas.
Entre os cargos de nível médio, devem ser ofertadas vagas para Assistente em Administração e Técnico de Laboratório para área ainda a ser confirmada. Já para o cargo de nível fundamental, a vaga será para Auxiliar de Saúde.
Ainda de acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a previsão de abertura do edital do concurso é até o final de agosto com as provas sendo realizadas até o final de outubro. A COMPERVE/UFRN será a entidade responsável pela aplicação do certame. Os salários variam conforme o nível de escolaridade. Nível fundamental  – R$ 1.739,00; Nível Médio – R$ 2.175,00 e Nível Superior – R$ 3.666,00. Atualmente a Ufersa conta com 553 técnicos administrativos distribuídos nos 4 campi acadêmicos.
Fonte: Portal UFERSA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Abertas inscrições para o Simpósio Instituições e Gestão Pública na UFCG em Sumé


Resultado de imagem para ufcg

Começaram as inscrições para o V Simpósio Instituições e Gestão Pública que acontecerá no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, entre os dias 14 e 16 de setembro próximo.

Em sua quinta versão, o evento abordará o tema “Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional” e contará com uma programação variada, com conferências, submissão de artigos científicos, oficinas, minicursos, mesa redonda e realização da III feira de livros do CDSA, tendo como foco a participação dos estudantes e profissionais do campo de públicas e os demais interessados pelo evento.

As inscrições custam R$ 40,00 para estudante entre os dias 06 de junho e 29 de julho. Após esta data o valor será de R$ 45,00. Já para profissionais ou estudantes egressos a inscrição custará R$ 80,00 até 29 de julho e R$ 85,00 após esta data.

Para realizar a inscrição e saber outras informações do evento o interessado deverá acessar o sítio eletrônico do evento (http://www.cdsa.ufcg.edu.br/sigp).

O SIGESP é um importante evento no campo de públicas e trás para a discussão temas relevantes para a área. A realização é da UFCG, CDSA, curso de Tecnologia em Gestão Pública/CDSA, Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP, Grupo de Pesquisa Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável e Núcleo de Estudos da Violência da UFCG/CDSA.

Fonte: Assimp CDSA/UFCG

UFCG oferece 14 vagas para professores substitutos e efetivos de diversas áreas


Resultado de imagem para ufcg

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com inscrições abertas para concursos e seleções para professores efetivos e substitutos em diversas áreas. São oferecidas 14 vagas com lotação nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sumé.

Há vagas para as áreas de Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação do Campo, Física, Medicina (Hematologia, Endocrinologia, Infectologia, Saúde da Familia e da Comunidade, Clínica Médica - Semiologia e Urologia), Pedagogia, Psicologia e Odontologia.

As exigências para os cargos vão desde graduação a mestrado e doutorado. As cargas horárias variam de 20 a 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Dependendo do nível exigido, a remuneração pode chegar a R$ 8.639,50.

Confira mais detalhes e informações nos editais:

Campina Grande





Cajazeiras



Patos


Sumé


Fonte: (Ascom/UFCG - 22.06.2016)

XXI PREMIO TESOURO NACIONAL - 2016

BANNER xxi prêmio tesouro nacional 2016

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 12 DE SETEMBRO DE 2016 
Idealizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o concurso tem a finalidade de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública. Poderão concorrer trabalhos individuais ou coletivos,  de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica (graduação ou pós-graduação).
Temas:
Política Fiscal  E Contabilidade Pública
Premiação:
R$ 30.000,00 - 1º colocado
R$ 20.000,00 - 2º colocado
R$ 15.000,00 - 3º colocado
R$ 10.000,00 - 4º colocado
R$   5.000,00 - 5º colocado
Certificado de vencedor   
Publicação da monografia

Fonte: Portal ESAF

Mestrado Acadêmico em Geografia da UERN lança edital de seleção


Resultado de imagem para Geografia  uern

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UERN) lança edital com o processo de inscrição e seleção para o Mestrado Acadêmico em Geografia.
São ofertadas 08 vagas de ampla concorrência, 01 vaga exclusiva para candidatos com deficiência e 01 vaga exclusiva para servidores efetivos da UERN.
As inscrições deverão ser efetuadas pelo interessado, pessoalmente, ou por procuração (com firma reconhecida em cartório), no período de 23 de maio a 30 de junho de 2016, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 11h e de 13h às 16h, na secretaria do Mestrado em Geografia, localizada na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM),Campus Central.
Veja: EDITAL
Acesse os Anexos
Mais informações pelo telefone (84) 3315- 2094 e no site http://propeg.uern.br/ppgeo
Fonte: Portal UERN